sexta-feira, 18 de abril de 2014

Ser baixinha tem disto...

Pessoas de menor estatura vivem mais




Essa foi a conclusão de uma pesquisa realizada pelas Universidade de Louvain (Bélgica) e da Universidade de Cagliari (Itália).

Um estudo foi feito com 500 homens e segundo os dois professores das instituições citadas, os homens baixos vivem dois anos a mais que os de estatura alta.E como era previsto em cada pesquisa há uma (s) conclusão (ões) é que, os corpos pequenos têm maior capacidade de substituição das células, menor concentração de proteína C-reativa (que, em níveis elevados, pode resultar em problemas cardiovasculares) e que são mais eficientes na hora de bombear o sangue, além de apresentar danos me

nores no DNA e maior quantidade de SHBG (glicoproteína que se encarrega do transporte dos hormônios sexuais).


No fim das contas, o perfil de quem vive bastante tem até 10% de relação com a estatura. O resto vem da alimentação, exercícios físicos, cuidados médicos, e vida social ativa e saudável. Ou seja, um pouquinho de vida saudável e nem tudo está perdido para os homens altos.

Um detalhe: essa pesquisa foi realizada os 500 homens, nascidos entre 1866 e 1915, na ilha da Sardenha. A escolha não foi à toa!, já que o arquipélago entre os lugares do mundo com as maiores expectativas de vida (a cada 100 mil habitantes, 22 chegam aos 100 anos) e ainda tem uma das populações mais baixinhas da Europa.

2 comentários:

  1. No meu caso, que nem sou alta, nem baixinha, fico-me pelo meio termo :)

    ResponderEliminar
  2. Espero que também valha para as mulheres :)

    Bjokas*

    ResponderEliminar